quarta-feira, 30 de setembro de 2009

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA

  

  Portugal vai dar início, partir do dia 5 de Outubro de 2009, à comemoração do centenário da República porque, nesse dia em 2010 fará 100 anos que temos essa forma de governo.
     Até 1910 Portugal era governado por um rei; era uma monarquia. Contudo o monarca (rei), nesta altura, já não tinha o poder absoluto, isto é, não podia fazer o que queria, em relação ao país. Podemos estabelecer as principais diferenças entre uma monarquia e uma república no seguinte quadro.








     Como hoje há partidos, grupos de pessoas ou pessoas individualmente que se opõem à forma de governo que temos, também no século XIX, isto é, há mais de 100 anos havia quem não concordava com a existência do governo do rei e dos seus ministros. O principal partido que criticava o rei era o Partido Republicano. Alguns desses opositores chegaram mesmo a matar o rei D. Carlos I e o seu filho mais velho, Luís Filipe que seria o futuro rei. A esse acontecimento chamou-se o regicídio que quer dizer assassínio do rei e sucedeu no dia 1 de Fevereiro de 1908, em Lisboa, quando a família real regressava de umas férias na sua casa de Vila Viçosa, no Alentejo. Dois homens fizeram uma espera ao rei e mataram-no com tiros, quando ele estava num coche sem cobertura.
     Depois da morte de D. Carlos e do príncipe sucedeu-lhe o filho mais novo, D. Manuel II que apenas governou dois anos. Seguidamente, no dia 4 e 5 de Outubro de 1910, houve uma revolução que acabou com o governo do rei que fugiu para Inglaterra e começou uma nova forma de governo, a República. O seu primeiro presidente foi Teófilo Braga.
Se quiseres saber mais sobre este assunto, podes consultar livros que estão na biblioteca da escola ou ler estes “sites”
http://pt.wikipedia.org/ ; http://www.centenariorepublica.pt/escolas/homepage/rep%C3%BAblica-nas-escolas
     Está atento aos cartazes expostos na escola sobre este tema e, ao longo do ano, surgirão novas informações.

Sem comentários:

Enviar um comentário