segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Hora da leitura 2011



TEATRO




Arte que consiste na representação do real, de situações do dia-a-dia, e que o homem desde sempre cultivou, através da palavra, do gesto, da música, do movimento, do sentimento, do olhar, do silêncio…

Essa representação, geralmente, assenta num texto dramático, de drama, que, na origem, significa acção, vida.

Este tipo de texto apresenta, retrata, a vida nas suas várias facetas. Por isso se diz que os actores representam, ou seja, tornam presentes num palco as personagens que o dramaturgo (autor ) colheu da vida.

Não é por acaso que no palco há sempre um cenário, que ilustra inúmeras situações e espaços.

No início, na Grécia antiga, fazia-se teatro nas ruas, depois tornou-se necessário um lugar. E assim surgiram os primeiros teatros.



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


O mês de Outubro é dedicado às bibliotecas escolares e na quarta segunda feira deste mês, acentua-se essa dedicação, comemorando o Dia Internacional da Biblioteca Escolar. Apesar desta celebração ser ainda imberbe já que tem apenas doze anos (foi comemorada pela primeira vez, em 18 de Outubro de 1999), o envolvimento das B.Es. na formação dos alunos é adulto e apreciável.

O tema de reflexão proposto para o evento deste ano foi ”À descoberta da Aventura”.

Também nós quisemos dar corpo ao tema através de um “bibliopaper”. Uma turma de cada ano foi desafiada a resolver uma série de tarefas dentro do espaço da biblioteca escolar, utilizando as diversas valências disponíveis.

Para além de cativar mais os alunos para a frequência da biblioteca, procurámos consolidar-lhes técnicas de pesquisa, relembrar-lhes que aquele local não é um depósito de documentos arrumados em prateleiras e aos quais é preciso limpar o pó, mas principalmente um lugar onde há ajuda para fazer os trabalhos escolares ou outros e ainda um ponto de encontro de amigos, corporalmente ou virtualmente presentes, com os quais se pode conviver, trocar ideias, gostos, aventuras…

É certo que não descorámos a importância dos livros e procurámos exponenciar-lhes a adesão a este meio de transmissão de conhecimentos, lembrando-lhes, como escreveu Francis Bacon, que “Há livros de que é preciso provar, outros que têm de se devorar, outros, enfim, mas são poucos, que se tornam indispensáveis, por assim dizer, mastigar e digerir”.

Os participantes mostraram empenho e desenvoltura, cumprindo rapidamente as tarefas propostas. Manifestaram que tinham gostado muito da actividade e o desejo de executar outras semelhantes. Também os professores acompanhantes das turmas acharam a actividade proveitosa para os alunos.

Fazemos votos que, no fim do ano lectivo, não haja um único aluno que fique sem frequentar a biblioteca da sua escola, fazendo a visita por sua própria iniciativa.


César Fernandes