quarta-feira, 12 de outubro de 2011

VISITA DAS TURMAS DO 5º ANO À BIBLIOTECA ESCOLAR

Decorreu na semana de 3 a 7 de Outubro, a habitual visita guiada dos alunos das turmas do 5º ano.
Apesar do ano lectivo já ter começado há algum tempo, por motivos alheios à equipa da biblioteca, só agora foi possível executar esta actividade.
Na receção aos "caloiros",  tivemos a prestigiosa colaboração do Grupo de Teatro da escola e a apresentação foi muito mais divertida, leve  e motivadora.
Para além das explicações sobre a organização e o funcionamento deste serviço escolar, dadas pelos elementos responsáveis pela biblioteca, os visitantes foram convidados a entrar no mundo do sonho de uma boneca que viveu  o cenário do livro “O Cozinheiro de Oz”. Os alunos não se fizeram rogados e passaram mesmo para o reino da fantasia.
Por isso, a equipa responsável pela biblioteca deseja fazer um agradecimento às "atrizes", à professora responsável pelo grupo de teatro, drª Paula Costa, e aos alunos visitantes que tiveram um comportamento exemplar.
Fazemos votos para que este esforço seja correspondido com o aumento constante do número de leitores.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Livros do PNL para os Jardins de Infância e para o 1º Ciclo

Já estão disponíveis, nas instalações da biblioteca escolar da E. B. 2,3 de S. Rosendo os livros do PNL destinados à leitura nos jardins de infância e nas escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Santo Tirso. As (os) educadoras(es) e as (os)professoras(es) podem fazer o seu levantamento, o mais depressa possível.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

INTRODUÇÃO AO NOVO ANO

Após um verão meteorologicamente inconstante, com tempo intercalado de sol e chuva, calor e frio, em que nos incomodava a roupa que trazíamos ou precisávamos de pequenos agasalhos, regressámos ao trabalho de mais um ano lectivo.
Como o tempo, no nosso espírito transbordava a esperança e a expetativa, a vontade de entrar na aventura de um novo ambiente e a ansiedade; a euforia de encontrar os colegas e o receio de um ambiente desconhecido para muitos dos alunos; o querer aprender novas coisas e o medo das dificuldades possíveis. Uma “salada russa” de sentimentos que, como as ondas do mar, ora predomina um, ora outro.
A pouco e pouco, os aspetos negativos ir-se-ão atenuando, iremos ficando senhores do ambiente escolar, dominando-o, absorvendo-o, tornando-o nosso. Os professores, incluindo a Direcção da escola, e os funcionários estão cá para  ajudarem os alunos a resolver as dificuldades que forem enfrentando ao longo de todo o ano. Por isso, sempre que tenhas algum problema, seja de que ordem for, não hesites em contactar tanto funcionários como professores.
Agora falemos de um cantinho da escola que muito desejamos que frequentes: o lugar dos sonhos – a biblioteca escolar. Quando tiveres algum tempo livre, esperamos por ti, tanto para te ajudar nos trabalhos como para te disponibilizar os meios que temos: livros, filmes, música, jornais, computadores com acesso à Internet. Aqui podes tomar asas e, como os pássaros, como as nuvens ou como vento, usando, como meio de transporte, a tua imaginação, correres mundo, o universo ou seres aquilo que quiseres.
Claro que, como em qualquer lugar usado por várias pessoas, temos de cumprir regras que podem não ser do nosso agrado mas são úteis e necessárias. Por isso esperamos a tua compreensão e o teu esforço no cumprimento delas. Desde já também agradecemos a tua colaboração.

A equipa da biblioteca escolar


quarta-feira, 1 de junho de 2011

ARRAIAL2011 - JOGOS TRADICIONAIS

   Todas as formas culturais evoluem. Estão sujeitas às vicissitudes do tempo,às mudanças sociais, a novas influências estéticas e a novos ritmos de vida. Mas a essas formas culturais subjaz um quotidiano das comunidades refletido numa identidade específica que projecta na cultura dos povos e se expressa com genialidades nas tradições populares.

   Os Jogos Tradicionais são uma das mais espontâneas formas de expressão da alma de um povo. Neles se exprime a necessidade do lazer, a alegria do trabalho transfigurado em festa e a imaginação enriquecida por uma experiência secular. E isso é cultura no sentido em que a cultura é o modo característico de viver de uma comunidade.

   Por isso é necessário preservar tanto quanto possível as tradições do nosso povo.Preservação que não signifique o desejo de manter formas ultrapassadas de viver, que o tempo tornou caducas e incapazes de dar resposta aos anseios e, impulsos do nosso tempo, mas que, encarando o movimento progressivo da história, saiba conjugar o presente com o passado, descobrndo neste as artérias ainda vivas, aquelas que proporcionam um melhor conhecimento do que somos ou que podem, ainda , possibilitar um modo característico de ser e de viver,sem entrar em contradição com o que verdadeiramente somos e devemos ser.

                                                                                                                Isabel Rosas Dias

TEXTO COLECTIVO DO 6º A

A menina e o pássaro encantado




Para recuperar o encanto do pássaro a menina soltou-o, mas o pássaro estava tão fraco que não se conseguia erguer com a graciosidade e alegria do costume. Ergueu-se tristemente, sentia-se desorientado...

A menina avistou então o rasto de luz do anterior encanto do pássaro. Chegou-se perto e ouviu pequenas e doces vozes a pedir socorro. Olhou para os pequenos brilhantes estendidos no céu e perguntou:

-O que se passa?

- Perdemos os restantes membros da nossa tribo de encanto! - Explicou o chefe da tribo.

- Quantos se perderam?

- Perderam-se 10 pontos de luz.

- E se os encontrarmos, o meu pássaro volta a ser como era? -perguntou a menina muito esperançosa.

-Há uma hipótese, mas tens que os recolher a todos!

- Assim o farei. Adeus!

-Adeus!

A menina pegou no pássaro e seguiu o rasto deixado pelos brilhantes.

Levou-o até um castelo sombrio e assustador. Espreitou pela janela e lá estavam eles, os 10 pontos de luz. Estavam presos e só podiam sair se a menina estivesse mesmo arrependida do que tinha feito.

O arrependimento era tão grande que os 10 pontos de luz saíram do castelo e transportaram a menina e o pássaro para o pé dos outros.

Juntaram-se então todos os elementos da tribo e entraram dentro do pássaro. As suas penas ganharam cor e a felicidade do pássaro começou a nascer.

A menina, de tão feliz que estava, prometeu nunca mais voltar a fazer o mesmo.





Texto colectivo - 6ºA - Maio 2011

Proposta de trabalho - caderno de actividades página 82.