quarta-feira, 1 de junho de 2011

ARRAIAL2011 - JOGOS TRADICIONAIS

   Todas as formas culturais evoluem. Estão sujeitas às vicissitudes do tempo,às mudanças sociais, a novas influências estéticas e a novos ritmos de vida. Mas a essas formas culturais subjaz um quotidiano das comunidades refletido numa identidade específica que projecta na cultura dos povos e se expressa com genialidades nas tradições populares.

   Os Jogos Tradicionais são uma das mais espontâneas formas de expressão da alma de um povo. Neles se exprime a necessidade do lazer, a alegria do trabalho transfigurado em festa e a imaginação enriquecida por uma experiência secular. E isso é cultura no sentido em que a cultura é o modo característico de viver de uma comunidade.

   Por isso é necessário preservar tanto quanto possível as tradições do nosso povo.Preservação que não signifique o desejo de manter formas ultrapassadas de viver, que o tempo tornou caducas e incapazes de dar resposta aos anseios e, impulsos do nosso tempo, mas que, encarando o movimento progressivo da história, saiba conjugar o presente com o passado, descobrndo neste as artérias ainda vivas, aquelas que proporcionam um melhor conhecimento do que somos ou que podem, ainda , possibilitar um modo característico de ser e de viver,sem entrar em contradição com o que verdadeiramente somos e devemos ser.

                                                                                                                Isabel Rosas Dias

TEXTO COLECTIVO DO 6º A

A menina e o pássaro encantado




Para recuperar o encanto do pássaro a menina soltou-o, mas o pássaro estava tão fraco que não se conseguia erguer com a graciosidade e alegria do costume. Ergueu-se tristemente, sentia-se desorientado...

A menina avistou então o rasto de luz do anterior encanto do pássaro. Chegou-se perto e ouviu pequenas e doces vozes a pedir socorro. Olhou para os pequenos brilhantes estendidos no céu e perguntou:

-O que se passa?

- Perdemos os restantes membros da nossa tribo de encanto! - Explicou o chefe da tribo.

- Quantos se perderam?

- Perderam-se 10 pontos de luz.

- E se os encontrarmos, o meu pássaro volta a ser como era? -perguntou a menina muito esperançosa.

-Há uma hipótese, mas tens que os recolher a todos!

- Assim o farei. Adeus!

-Adeus!

A menina pegou no pássaro e seguiu o rasto deixado pelos brilhantes.

Levou-o até um castelo sombrio e assustador. Espreitou pela janela e lá estavam eles, os 10 pontos de luz. Estavam presos e só podiam sair se a menina estivesse mesmo arrependida do que tinha feito.

O arrependimento era tão grande que os 10 pontos de luz saíram do castelo e transportaram a menina e o pássaro para o pé dos outros.

Juntaram-se então todos os elementos da tribo e entraram dentro do pássaro. As suas penas ganharam cor e a felicidade do pássaro começou a nascer.

A menina, de tão feliz que estava, prometeu nunca mais voltar a fazer o mesmo.





Texto colectivo - 6ºA - Maio 2011

Proposta de trabalho - caderno de actividades página 82.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ler é saber


Ao longo do segundo período, a leitura voltou a ocupar lugar de relevo nas actividades dinamizadas pela biblioteca.

Não obstante ter aumentado significativamente o número de alunos que, por sua iniciativa, requisita livros para leitura domiciliária, tem a biblioteca organizado várias acções – hora da leitura, retalhos literários, contacto com o escritor Nuno Higino, semana da poesia,… - com o intuito de incutir hábitos de leitura, formar novos leitores, propiciando oportunidades de convivência com vários tipos de textos (autor, tema, forma…), para que, assim, os alunos possam descobrir os seus gostos, à semelhança do que acontece, por exemplo, com a música, possam descobrir que, como as pessoas, os livros podem ser misteriosos ou transparentes, complicados ou simples, alegres ou tristes, possam descobrir que ler é viver emoções, é conhecer mundos, culturas e pessoas diferentes, de épocas e lugares distintos.

E, à medida que vão lendo, também descobrirão que ler solta a imaginação, estimula a criatividade e desenvolve a capacidade de falar e escrever melhor, pois, sem nos apercebermos, absorvemos as regras da língua, o vocabulário, a expressividade, o rigor.

Em suma, a leitura torna-nos mais cultos, mais sábios.



                                                                                        Jorge Guimarães

Semana da leitura