quarta-feira, 1 de junho de 2011

TEXTO COLECTIVO DO 6º A

A menina e o pássaro encantado




Para recuperar o encanto do pássaro a menina soltou-o, mas o pássaro estava tão fraco que não se conseguia erguer com a graciosidade e alegria do costume. Ergueu-se tristemente, sentia-se desorientado...

A menina avistou então o rasto de luz do anterior encanto do pássaro. Chegou-se perto e ouviu pequenas e doces vozes a pedir socorro. Olhou para os pequenos brilhantes estendidos no céu e perguntou:

-O que se passa?

- Perdemos os restantes membros da nossa tribo de encanto! - Explicou o chefe da tribo.

- Quantos se perderam?

- Perderam-se 10 pontos de luz.

- E se os encontrarmos, o meu pássaro volta a ser como era? -perguntou a menina muito esperançosa.

-Há uma hipótese, mas tens que os recolher a todos!

- Assim o farei. Adeus!

-Adeus!

A menina pegou no pássaro e seguiu o rasto deixado pelos brilhantes.

Levou-o até um castelo sombrio e assustador. Espreitou pela janela e lá estavam eles, os 10 pontos de luz. Estavam presos e só podiam sair se a menina estivesse mesmo arrependida do que tinha feito.

O arrependimento era tão grande que os 10 pontos de luz saíram do castelo e transportaram a menina e o pássaro para o pé dos outros.

Juntaram-se então todos os elementos da tribo e entraram dentro do pássaro. As suas penas ganharam cor e a felicidade do pássaro começou a nascer.

A menina, de tão feliz que estava, prometeu nunca mais voltar a fazer o mesmo.





Texto colectivo - 6ºA - Maio 2011

Proposta de trabalho - caderno de actividades página 82.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ler é saber


Ao longo do segundo período, a leitura voltou a ocupar lugar de relevo nas actividades dinamizadas pela biblioteca.

Não obstante ter aumentado significativamente o número de alunos que, por sua iniciativa, requisita livros para leitura domiciliária, tem a biblioteca organizado várias acções – hora da leitura, retalhos literários, contacto com o escritor Nuno Higino, semana da poesia,… - com o intuito de incutir hábitos de leitura, formar novos leitores, propiciando oportunidades de convivência com vários tipos de textos (autor, tema, forma…), para que, assim, os alunos possam descobrir os seus gostos, à semelhança do que acontece, por exemplo, com a música, possam descobrir que, como as pessoas, os livros podem ser misteriosos ou transparentes, complicados ou simples, alegres ou tristes, possam descobrir que ler é viver emoções, é conhecer mundos, culturas e pessoas diferentes, de épocas e lugares distintos.

E, à medida que vão lendo, também descobrirão que ler solta a imaginação, estimula a criatividade e desenvolve a capacidade de falar e escrever melhor, pois, sem nos apercebermos, absorvemos as regras da língua, o vocabulário, a expressividade, o rigor.

Em suma, a leitura torna-nos mais cultos, mais sábios.



                                                                                        Jorge Guimarães

Semana da leitura