quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ler é saber


Ao longo do segundo período, a leitura voltou a ocupar lugar de relevo nas actividades dinamizadas pela biblioteca.

Não obstante ter aumentado significativamente o número de alunos que, por sua iniciativa, requisita livros para leitura domiciliária, tem a biblioteca organizado várias acções – hora da leitura, retalhos literários, contacto com o escritor Nuno Higino, semana da poesia,… - com o intuito de incutir hábitos de leitura, formar novos leitores, propiciando oportunidades de convivência com vários tipos de textos (autor, tema, forma…), para que, assim, os alunos possam descobrir os seus gostos, à semelhança do que acontece, por exemplo, com a música, possam descobrir que, como as pessoas, os livros podem ser misteriosos ou transparentes, complicados ou simples, alegres ou tristes, possam descobrir que ler é viver emoções, é conhecer mundos, culturas e pessoas diferentes, de épocas e lugares distintos.

E, à medida que vão lendo, também descobrirão que ler solta a imaginação, estimula a criatividade e desenvolve a capacidade de falar e escrever melhor, pois, sem nos apercebermos, absorvemos as regras da língua, o vocabulário, a expressividade, o rigor.

Em suma, a leitura torna-nos mais cultos, mais sábios.



                                                                                        Jorge Guimarães

Semana da leitura

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Regulamento do Concurso para a Criação do Logótipo

O presente concurso tem como objectivo seleccionar o logótipo que resulte na identificação da Biblioteca Escolar, o qual será utilizado como símbolo e imagem gráfica em documentos administrativos, materiais de divulgação, páginas Web, blogue e outros, em suporte papel, digital ou multimédia.

PROMOTOR

A Equipa da Biblioteca da Escola E.B. 2,3 S. Rosendo leva a efeito um concurso para apresentação de propostas de logótipo da biblioteca escolar.

OBJECTIVOS

 Propiciar oportunidades para incutir hábitos de participação da comunidade educativa na dinâmica da Biblioteca Escolar;

 Estimular a imaginação e a capacidade criativa dos alunos;

 Reforçar o papel e a identidade da Biblioteca Escolar no seio do Agrupamento e junto dos utilizadores.

DESTINATÁRIOS

1. O Concurso é aberto a todos os alunos da Escola E.B. 2,3 S. Rosendo.

2. Os concorrentes poderão participar individualmente ou em equipa (2 elementos).

3. Cada concorrente ou equipa é responsável pela originalidade do seu trabalho, sob pena de o mesmo ser considerado nulo.

4. Cada concorrente ou equipa poderá participar com um máximo de 2 trabalhos.

5. Ao participar no concurso os concorrentes declaram conhecer e aceitar o presente Regulamento.







CARACTERÍSTICAS DAS PROPOSTAS

1. Os trabalhos terão obrigatoriamente de incluir a designação Biblioteca Escolar e Escola E.B. 2,3 S. Rosendo.

2. Os trabalhos deverão ser apresentados em suporte digital e/ou suporte papel. Incluirá uma impressão do logótipo com as dimensões máximas de 10cm x 10cm e uma outra em formato reduzido com as dimensões de 3cm x 3cm.

3. Deverão ser entregues duas versões do logótipo: uma a preto e branco e outra a cores.

4. O tipo de letra e outras características tipográficas são da inteira escolha dos concorrentes.

IDENTIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

1. A identificação das propostas deverá ser feita através da escolha de um pseudónimo, que deverá ser utilizado da seguinte forma:

a) Ser impresso ou manuscrito nos suportes referidos anteriormente;

b) Os suportes referidos não deverão conter o nome ou a assinatura do concorrente ou qualquer elemento que o identifique.

ENTREGA DAS PROPOSTAS

1. Os elementos referidos anteriormente deverão ser acondicionados e fechados em envelope A4, identificado no seu exterior exclusivamente pela letra A e pelo pseudónimo escolhido.

2. Os dados de identificação do candidato (nome, morada, contacto telefónico e email) deverão ser colocados num segundo envelope A4,identificados no seu exterior pela letra B e pelo pseudónimo escolhido.

3. Os envelopes deverão ser entregues na Biblioteca Escolar da Escola E.B. 2,3 S. Rosendo até dia 21 Fevereiro de 2011.


JÚRI

1. O júri será constituído pelos elementos da Equipa da Biblioteca Escolar.

2. O júri tomará em consideração os seguintes aspectos:

a) Legibilidade e visibilidade em ambientes digitais

b) Criatividade, qualidade e adequação ao contexto

c) Boa capacidade de reprodução gráfica

d) Facilidade na redução/ampliação de formatos

3. Ao júri será reservada a possibilidade da não atribuição de prémios, caso a qualidade dos trabalhos assim o determine.

PRÉMIO

1. Será atribuído um prémio ao logótipo seleccionado – um leitor MP4

2. Sem prejuízo da atribuição do prémio do Concurso, caso nenhuma das propostas apresentadas preencha os requisitos mínimos de qualidade e usabilidade, reserva-se o direito de não adoptar o trabalho vencedor como logótipo da Biblioteca escolar.

DIREITOS DE PROPRIEDADE

Ao participar no Concurso, os concorrentes declaram ceder à Biblioteca Escolar os direitos de propriedade dos trabalhos seleccionados.

PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS

1. Os resultados do Concurso serão divulgados nos vários meios à disposição na escola (painéis de informação, site da escola e blogue da Biblioteca Escolar) no dia 25 de Fevereiro.

2. O concorrente (ou equipa) premiado será informado pessoalmente do resultado.

3. A entrega do prémio será feita no dia 1 de Março.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Todas as dúvidas, omissões ou reclamações resultantes da aplicação deste Regulamento serão esclarecidas pela Equipa da Biblioteca escolar.