segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Regulamento do Concurso para a Criação do Logótipo

O presente concurso tem como objectivo seleccionar o logótipo que resulte na identificação da Biblioteca Escolar, o qual será utilizado como símbolo e imagem gráfica em documentos administrativos, materiais de divulgação, páginas Web, blogue e outros, em suporte papel, digital ou multimédia.

PROMOTOR

A Equipa da Biblioteca da Escola E.B. 2,3 S. Rosendo leva a efeito um concurso para apresentação de propostas de logótipo da biblioteca escolar.

OBJECTIVOS

 Propiciar oportunidades para incutir hábitos de participação da comunidade educativa na dinâmica da Biblioteca Escolar;

 Estimular a imaginação e a capacidade criativa dos alunos;

 Reforçar o papel e a identidade da Biblioteca Escolar no seio do Agrupamento e junto dos utilizadores.

DESTINATÁRIOS

1. O Concurso é aberto a todos os alunos da Escola E.B. 2,3 S. Rosendo.

2. Os concorrentes poderão participar individualmente ou em equipa (2 elementos).

3. Cada concorrente ou equipa é responsável pela originalidade do seu trabalho, sob pena de o mesmo ser considerado nulo.

4. Cada concorrente ou equipa poderá participar com um máximo de 2 trabalhos.

5. Ao participar no concurso os concorrentes declaram conhecer e aceitar o presente Regulamento.







CARACTERÍSTICAS DAS PROPOSTAS

1. Os trabalhos terão obrigatoriamente de incluir a designação Biblioteca Escolar e Escola E.B. 2,3 S. Rosendo.

2. Os trabalhos deverão ser apresentados em suporte digital e/ou suporte papel. Incluirá uma impressão do logótipo com as dimensões máximas de 10cm x 10cm e uma outra em formato reduzido com as dimensões de 3cm x 3cm.

3. Deverão ser entregues duas versões do logótipo: uma a preto e branco e outra a cores.

4. O tipo de letra e outras características tipográficas são da inteira escolha dos concorrentes.

IDENTIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

1. A identificação das propostas deverá ser feita através da escolha de um pseudónimo, que deverá ser utilizado da seguinte forma:

a) Ser impresso ou manuscrito nos suportes referidos anteriormente;

b) Os suportes referidos não deverão conter o nome ou a assinatura do concorrente ou qualquer elemento que o identifique.

ENTREGA DAS PROPOSTAS

1. Os elementos referidos anteriormente deverão ser acondicionados e fechados em envelope A4, identificado no seu exterior exclusivamente pela letra A e pelo pseudónimo escolhido.

2. Os dados de identificação do candidato (nome, morada, contacto telefónico e email) deverão ser colocados num segundo envelope A4,identificados no seu exterior pela letra B e pelo pseudónimo escolhido.

3. Os envelopes deverão ser entregues na Biblioteca Escolar da Escola E.B. 2,3 S. Rosendo até dia 21 Fevereiro de 2011.


JÚRI

1. O júri será constituído pelos elementos da Equipa da Biblioteca Escolar.

2. O júri tomará em consideração os seguintes aspectos:

a) Legibilidade e visibilidade em ambientes digitais

b) Criatividade, qualidade e adequação ao contexto

c) Boa capacidade de reprodução gráfica

d) Facilidade na redução/ampliação de formatos

3. Ao júri será reservada a possibilidade da não atribuição de prémios, caso a qualidade dos trabalhos assim o determine.

PRÉMIO

1. Será atribuído um prémio ao logótipo seleccionado – um leitor MP4

2. Sem prejuízo da atribuição do prémio do Concurso, caso nenhuma das propostas apresentadas preencha os requisitos mínimos de qualidade e usabilidade, reserva-se o direito de não adoptar o trabalho vencedor como logótipo da Biblioteca escolar.

DIREITOS DE PROPRIEDADE

Ao participar no Concurso, os concorrentes declaram ceder à Biblioteca Escolar os direitos de propriedade dos trabalhos seleccionados.

PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS

1. Os resultados do Concurso serão divulgados nos vários meios à disposição na escola (painéis de informação, site da escola e blogue da Biblioteca Escolar) no dia 25 de Fevereiro.

2. O concorrente (ou equipa) premiado será informado pessoalmente do resultado.

3. A entrega do prémio será feita no dia 1 de Março.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Todas as dúvidas, omissões ou reclamações resultantes da aplicação deste Regulamento serão esclarecidas pela Equipa da Biblioteca escolar.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Nas sociedades contemporâneas, a leitura (em contexto escolar, profissional ou de lazer) assume um papel importantíssimo na promoção do desenvolvimento cultural, científico, polí­tico e, consequentemente, económico dos povos e dos indivíduos. Por isso, tanto se tem reflectido sobre a forma de incentivar e motivar as pessoas para a leitura, em especial as crianças e os jovens, que ainda não criaram e enraizaram esse hábito tão enriquecedor

Comemoração do Dia Internacional da Biblioteca


     Para comemorar o Dia Internacional da Biblioteca Escolar esta, convidou uma avó para ler um conto . O conto que  lido foi  "O Jardim do Gigante egoista" do livro de Contos Oscar Wilde.

Cartaz do Mês Internacional das Bibliotecas

Para assinalar este mês tão "querido" por todos nós aqui fica. Não temos  dúvidas de que o amor que o Homem ganhou aos livros nasceu durante as noites passadas em cavernas escuras, contando histórias à volta de um fogo a apagar-se devagar, exorcizando espíritos e mortes e medos. O registo escrito é outra forma de uma história sobreviver. Mas é tão incerto como os contos passados de geração em geração, e deles sempre dependente. Os primeiros livros da civilização ocidental, a Ilíada e a Odisseia, são o testemunho de relatos anteriores, e grande parte da sua importância aí reside. Mas quem sabe o que se perdeu com a transcrição para a linguagem escrita? O exercício de distorção e construção que a transmissão oral permite perdeu-se com a fixação do texto, formatou o pensamento do leitor. Mas não fechou as portas ao espírito humano. Quase três mil anos depois, continua-se a escrever inúmeros livros que ainda tentam compreender na totalidade a mensagem transmitida nos textos homéricos. Mas estão tão longe (ou tão perto) como as interpretações que Aristóteles fez apenas duzentos anos depois. Cada novo tomo surgido apenas multiplica pontos de vista, contribui com mais um tijolo para o edifício que tem crescido a partir dos alicerces originais legados quem sabe por que escritor. Somemos agora apenas estes dois livros e os milhares que se seguiram em torno deles aos milhares que se escreveram e perderam, e reencontraram, ao conjunto de todas as obras importantes (esqueçamos aquelas que não merecem o estatuto de literatura) alguma vez escritas e obteremos aquilo que se pode assemelhar a uma biblioteca infinita, como a de Borges, uma biblioteca com corpo de cidade onde as ruas desembocam em espelhos que duplicam imagens dentro de espelhos, ruas sem sinais numa cidade sem mapa onde invariavelmente acabamos por nos perder. Algures, perdido neste labirinto de ruas, becos, avenidas, ainda temos o Homem que, à luz de uma fogueira que morre, tenta, com o esforço das palavras que ainda faltam, relatar a caçada me que quase foi caçado. E os outros que, presos no abismo das múltiplas figurações do mundo, o ouvem, mergulhando lentamente na História.