terça-feira, 20 de abril de 2010

Visita do escritor/ ilustrador Pedro Seromenho

    No dia vinte de Abril realizou-se mais um encontro com um escritor na Escola E.B. de S. Rosendo, promovido pela biblioteca da escola, para todos os alunos, embora infelizmente o escritor não pudesse estar na escola todo o dia.
    O encontro foi um sucesso, pois os alunos “beberam e saborearam” palavras do autor, com muita avidez e mergulharam num mundo fantástico de aventuras, com a história do livro “900 –A história de um rei e o livro “Nascente de tinta”.
    Após essa viagem, os alunos foram surpreendidos com os desenhos que o escritor executava no momento.Ainda tiveram o previlégio de analisarem as ilustrações que já tinham sido publicados nos seus livros.
Foi uma manhã fantástica para os alunos do 2º e 3º ciclo , de tal forma que estes não queriam que o escritor fosse embora.

                                   Obrigado Pedro Seromenho!

O escritor Pedro Seromenho veio à escola


sábado, 17 de abril de 2010

Cartaz da visíta do escritor Pedro Seromenho

Biografia do autor




Pedro Seromenho Rocha, de nacionalidade portuguesa, nasceu em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde reside actualmente.
Embora se tenha formado em Economia, desde muito cedo demonstrou excepcionais apetências pelo universo da escrita e da pintura, colaborando em inúmeras publicações e exposições como escritor e ilustrador.
Com o lançamento do romance “Nascente de Tinta”, o autor dá finalmente os seus primeiros passos num mundo de sonho e de imaginação que está ao alcance das crianças e dos adultos.

Trata-se do início de uma longa caminhada que, prevendo-se ora difícil ora gratificante.

Pedro Seromenho adianta, este é o único caminho a tomar:

No dia em que descobri este novo imaginário, redescobri-me por completo. Não fazia ideia do enorme prazer que é comunicar com o público jovem. De facto, são eles que me exigem uma escrita mais criativa e também sensorial. E o resto é fácil. É sonhar.”

FEIRA DO LIVRO E SARAU CULTURAL

    No dia 16 de Abril do corrente ano, realizou-se um sarau cultural integrado nas actividades da feira do livro do Agrupamento de Escolas de Santo Tirso. A feira e o sarau foram dinamizados pela equipa da biblioteca escolar e contou com a colaboração dos Departamentos de Línguas, de Expressões, das escolas do 1º ciclo da Ramada e de Merouços e ainda da Associação de Pais.
     Os alunos, os professores e os pais apertaram as mãos num abraço poético e o resultado foi uma torrente de satisfação de todos os intervenientes. A quantidade, a variedade e a qualidade das actuações revelaram o enorme trabalho dos alunos e professores que, em comunhão com as famílias, alicerçam futuros com o suor do presente. O polivalente da Escola E. B. 2,3 de S. Rosendo foi demasiado exíguo para tanta assistência que certamente não colou ao seu tempo o rótulo de perdido mas, pelo contrário, saiu mais rica cultural e emocionalmente, quer porque viveu momentos diferentes, quer porque, como familiares dos alunos, sentiram o doce sabor do orgulho pela actividade dos seus rebentos.
     É com estes exemplos de união da comunidade escolar, remando todos com a cadência certa e com sentido único que construiremos um mundo melhor, onde cada um se sinta um membro activo e indispensável ao corpo que é a humanidade.

SARAU - INÍCIO DA FEIRA

terça-feira, 13 de abril de 2010

Cartaz da feira do livro


    O conhecimento não é um processo estático, mas sim dinâmico. Como tal a equipa da biblioteca com a colaboração de vários professores da escola e da associação de pais propõe-se a confrontar a comunidade educativa e a sociedade em geral na participação de um sarau de inicio da feira do livro e de uma sessão de teatro como encerramento da mesma.